196. (IBFC — 2018) “A modelagem cartográfica de informações geográficas está estruturada em operações de transformação de mapas em algoritmos disponíveis em Sistemas de Informações Geográficas (SIG). As funções de modelagem de mapas diferem-se pelo tipo de transformação que cada uma impõe aos mapas, considerando-se as particularidades dos modelos de objetos exatos e de campos contínuos”. Com relação às funções de modelagem cartográfica em SIG, relacione as informações contidas na coluna A – Funções de modelagem em SIG - com características e exemplos de aplicações listados na coluna B.
COLUNA A – FUNÇÕES DE MODELA- GEM EM SIG
1. Reclassificação
2. Sobreposição
3. Corte linear ou perfil sobre mapas e superfícies
COLUNA B – CARACTERÍSTICAS E EXEMPLOS DE APLICAÇÕES
I. Utilização de várias camadas geográficas como variáveis espaciais para a geração de outro mapa, baseando em operações como união e interseção. Exemplo: geração de mapas de risco à erosão.
II. Instrumento gráfico de consulta espacial simples. Permite a visualização de valores de uma variável espacial em função do comprimento do traçado de uma linha sobreposta ao mapa em determinada orientação. Exemplo: traçado de uma reta em uma imagem de satélite associando a distância e o valor do nível de cinza.
III. Redução do número de categorias na legenda de um mapa por meio de reagrupamento de pixels ou polígonos. Exemplo: construção de mapas hipsométricos a partir de um modelo digital de elevação contendo classes de altimétricas.
Assinale a alternativa que apresente a sequência correta de relação entre as colunas:
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!