Questão de Parasitologia Clínica

Segundo o IBGE, em 2017, somente 62,8% das cidades brasileiras tratavam o esgoto. A porcentagem de município com esgotamento sanitário, segundo as regiões, foi de: 16,2% na região Norte; 52,7% na região Nordeste; 96,5% na região Sudeste; 43% na região Centro-Oeste; e 44,6% na região Sul. Apesar de relativa melhora nas últimas décadas, essa deficiência reflete diretamente na qualidade de vida da população e na transmissão de doenças com veiculação hídrica, como, por exemplo, leptospirose, disenteria bacteriana, cólera, amebíase, giardíase e criptosporidiose.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Cryptosporidium spp., analise as afirmativas a seguir:

  1. O tratamento adequado do esgoto reduz o número de oocistos de Cryptosporidium spp., diminuindo a ocorrência de surtos de diarreia.
  2. Para eliminar o Cryptosporidium spp. de porções de água naturais, recomenda-se o processo de filtragem, decantação e aplicação de cloro.
  3. A criptosporidiose é transmitida pela ingestão acidental de oocistos presentes nas águas de rios, riachos, cachoeiras ou piscinas artificiais.
  4. A criptosporidiose é uma parasitose com transmissão oral-fecal e tem maior risco de ocorrência nas regiões Sudeste e Sul do país.

Está correto apenas o que se afirma em:

A
II e III.
B
II e IV.
C
III e IV.
D
I e III.
E
I e II.

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!

Aulas em vídeo Em breve

00:00

Tópicos Relacionados