A Reforma Luterana e sua mensagem exerceram impacto imediato em seu contexto histórico, tanto do lado dos partidários de Lutero quanto de seus opositores (SILVA, Saulo Henrique Justiniano. Transformações Religiosas na Modernidade. História Moderna, Unidade II, UniFATECIE, 2020). Sobre este movimento, assinale a alternativa correta:
A vida de Lutero foi marcada por uma produção literária de grandes proporções, tendo sido ele o responsável por traduzir a própria Bíblia Sagrada para o Alemão em 1534, um fato inédito, visto que muitos leigos não conseguiam lê-la por não conhecerem o latim.
Na Dieta de Wörms, Lutero reafirmou seus posicionamentos, fez sua autodefesa e a encerrou com os dizeres: “Que Deus me ajude. Amém.” Tendo mantido o ascetismo e o celibato característicos de seu estilo de vida monástico, morreu em Eisleben em 1546.
Lutero foi formalmente excomungado da Igreja em 1521 com a bula “Decet Romanum Pontificem”, expedida por Leão X, em virtude das declarações de sua obra “Sobre a Autoridade Secular”, as quais eram uma afronta direta à autoridade política da Igreja.
Foi necessário que se passassem 15 anos até que os monarcas da Dinamarca, Suécia, Noruega e Transilvânia aderissem todos à reforma e erigissem igrejas luteranas pautadas sobre os princípios fundamentais da justificação pela fé e do sacerdócio universal.
Impossibilitada de forçar Lutero a comparecer em Roma para o seu julgamento, a Igreja presidiu com o consentimento de Frederico III uma reunião (Dieta) em Leipzig, na Alemanha, contando com a presença de representantes do clero e da nobreza, como os Habsburgos.
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!