O profissional de marketing, conforme Kotler (2000), é aquele que busca determinada resposta a um estímulo, informação enviada, que pode ser por meio da atenção, da compra, do voto, dentre outros. No processo de comunicação, a tarefa do emissor é fazer com que a mensagem chegue até o receptor da melhor forma possível. Porém, tal mensagem pode não chegar da forma pretendida ao seu destino, por diferentes razões. Neste sentido, identifique, abaixo, a relação correta acerca do tipo de atenção/distorção e a descrição pertinente:
A
Atenção seletiva: capacidade de o indivíduo reagir a uma quantidade ilimitada de informações diariamente. Distorção seletiva: o consumidor só vai ouvir o que crê. Retenção seletiva: devido à grande quantidade de mensagens que as pessoas recebem diariamente, boa parte delas possui contra-argumentos, mesmo que ainda fiquem na memória por algum tempo.
B
Distorção seletiva: mesmo que as pessoas sejam atingidas milhares de mensagem/dia, o cérebro humano retém todas as informações, promovendo algum tipo de reação. Atenção seletiva: as pessoas são atingidas por cerca de duas mil mensagens/dia, e apenas cerca de 1% delas provocam algum tipo de reação em alguém. Retenção seletiva: devido à grande quantidade de mensagens que as pessoas recebem diariamente, boa parte delas possui contra-argumentos, mesmo que ainda fiquem na memória por algum tempo; o interesse e a escolha não excluem consequentemente a lembrança.
C
Retenção seletiva: o indivíduo tende a reconhecer mensagens alinhadas aos seus valores e ao que acredita. Atenção seletiva: as pessoas são atingidas por cerca de duas mil mensagens/dia, e apenas cerca de 1% delas provocam algum tipo de reação em alguém. Distorção seletiva: o consumidor só vai ouvir o que crê; assim, clareza e simplicidade podem facilitar o reconhecimento.
D
Atenção seletiva: o indivíduo tende a reconhecer mensagens alinhadas aos seus valores e ao que acredita. Distorção seletiva: devido à grande quantidade de mensagens que as pessoas recebem diariamente, boa parte delas possui contra-argumentos, mesmo que ainda fiquem na memória por algum tempo. Retenção seletiva: o consumidor só vai ouvir o que crê; assim, clareza e simplicidade podem facilitar o reconhecimento.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!