Questões
Pratique com questões de diversas disciplinas e universidades
1.838 questões encontradas(exibindo 10)
A urina é um tipo de amostra biológica de alta frequência laboratorial que permite, a partir de sua análise, percepções sobre as condições do sistema geniturinário, hepático e metabólico. Diante do exposto, analise as proposições abaixo, classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
( ) A análise físico-química da urina é realizada avaliando alguns aspectos, como: glicose, nitrito, densidade e PH.
( ) A composição da urina pode variar, mas é predominantemente composta por resíduos orgânicos e inorgânicos.
( ) A metodologia empregada para a realização do exame de urina é considerada complexa e de alto custo.
( ) É sabido que diversos fatores afetam a composição físico-química da urina, exceto: ingestão hídrica e exercícios.
5. O método utilizado para determinação quantitativa da albumina em amostras de soro por reação de ponto final utiliza o reagente:
O fósforo e o cálcio são minerais indispensáveis ao corpo, pois além de darem suporte aos órgãos, ajudam na construção e manutenção dos ossos e dentes. Sobre as funções desses dois elementos, marque a alternativa correta.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a tríade clássica para a confirmação diagnóstica do infarto agudo do miocárdio (IAM) é: dor no peito, alterações eletrocardiográficas e elevações de marcadores bioquímicos cárdio-específicos. Assim, os marcadores bioquímicos com maior sensibilidade e especificidade na investigação do IAM são:
Considere as seguintes afirmacoes baseadas nos Módulos 1 a 4 e escolha a alternativa correta:
I. A sobrecarga de trabalho e a falta de controle sobre as tarefas são fatores de risco psicossociais que podem levar ao desenvolvimento de transtornos mentais nos servidores.
II. A implementação da psicoeducação e a promoção de uma cultura organizacional de apoio são estratégias eficazes para prevenir e lidar com problemas de saúde mental no ambiente de trabalho.
III. A resiliência organizacional é fortalecida quando a instituição ignora as necessidades individuais dos servidores para manter o foco exclusivamente nos objetivos corporativos.
Analise as frases a seguir e indique se as suposições são V (Verdadeiras) ou F (Falsas). Após, escolha a alternativa que representa o conjunto correto de respostas.
- ( ) A perda de água por desidratação resultará em decréscimo no volume dos fluidos intracelular e Clinicamente, os fluidos intracelular e extracelular podem ser estimados pelo conhecimento do histórico do paciente e por exame
- ( ) Mudanças nas concentrações séricas de AVP (hormônio do crescimento), aldosterona, renina, albumina podem afetar equilíbrio hídrico do organismo.
- ( ) São sintomas clínicos da depleção de água: baixa pressão sanguínea postural, pulso acelerado, membrana e mucosas secas, globo ocular afundado, tugor da pele diminuído, consciência diminuída, menor excreção urinária.
- ( ) Uma alta osmolaridade plasmática pode ocorrer em decorrência da presença de glicose ou sódio no plasma.
- ( ) A maior parte do potássio do corpo é Eventualmente a hiperpotassemia é artefato da
- ( ) Quando a água se move através de membranas celulares, as células podem se encolher ou se expandir. Quando isso acontece no cérebro, pode resultar em sinais e sintomas neurológicos.
Sobre a anatomia do fígado, assinale a alternativa correta.
1. O fígado é um órgão glandular e é o maior órgão interno do corpo humano.
2. O fígado é dividido em quatro lobos: direito, esquerdo, quadrado e caudado.
3. O fígado é irrigado pelas artérias hepáticas e veias hepáticas.
4. O fígado é responsável pela produção de insulina e glucagon.
5. O fígado é responsável pela produção e secreção da bile.