Questões
Pratique com questões de diversas disciplinas e universidades
576 questões encontradas(exibindo 10)
Os agentes erosivos são responsáveis por processos importantíssimos de evolução da crosta terrestre, como a formação dos solos, o intemperismo e as transformações do relevo, devido à ação lenta e constante com que atingem as superfícies terrestres.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre erosão, analise os agentes erosivos e associe-os com suas respectivas características:
- Água.
- Vento.
- Temperatura.
- Ação biológica.
( ) Quando em velocidade e se encontra grande quantidade de materiais em suspensão, tem capacidade de ação abrasiva das superfícies.
( ) Altera a superfície conforme a intensidade, de acordo com a época do ano e as variações que apresenta.
( ) Causa aumento da aeração e da oxidação do solo devido ao aumento de processos de decomposição das rochas.
( ) Tem a ação de transportador de partículas, agindo como um degradante de acordo com o seu movimento.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
O estudo detalhado das encostas permite ao pesquisador compreender a maioria dos processos naturais e/ou antrópicos que originam essas formas, como os processos que originam os solos (intemperismo, pedogênese, erosão, transporte e deposição). Sobre o assunto, analise as afirmativas a seguir.
I.( ) Os processos exógenos são controlados pelo clima.
II.( ) Os processos endógenos são controlados pelo tipo das rochas e por sua estrutura.
III.( ) Os agentes de intemperização são a pressão atmosférica e a insolação.
IV.( ) Os fatores exógenos são controlados pela composição química e pela permeabilidade das rochas.
A partir das aulas e do livro-base Geomorfologia fundamentos e métodos para o estudo do relevo, marque a alternativa correta.
Sobre como se chama o que essa interação entre formas e os processos constitui, assinale a alternativa:
A geomorfologia tem como foco de estudo o relevo terrestre. Importantes estudiosos questionaram sua existência e eficiência como ciência. Sua afirmação como ciência geográfica ocorreu após o renascimento, sendo inexpressiva por um longo tempo. Veio a se consolidar de forma mais eficiente anos mais tarde. Sobre a evolução do conhecimento geomorfológico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
- ( ) Um dos grandes fluvialistas foi James Hutton, que foi também um dos fundadores da geomorfologia moderna.
- ( ) A evolução da geomorfologia teve a contribuição de vários estudiosos: Da Vinci e Bernard Palissy foram os primeiros a questionar os mecanismos da erosão fluvial.
- ( ) A geomorfologia estuda um único sistema naturalmente. Energia, matéria e estruturas são sistemas isolados que não compõem o estudo da ciência geomorfológica.
- ( ) A evolução da geomorfologia como ciência ocorreu a partir do século XX, quando os fenômenos naturais eram melhor observados.
O relevo da Região Centro-Oeste do Brasil apresenta uma enorme diversidade. Segundo Jurandyr Ross, há muitas unidades de relevo nessa região que guardam uma característica comum: a altitude média baixa. Os pontos mais elevados encontram-se em Goiás, nas proximidades do Distrito Federal, mais precisamente ao norte dele, na Chapada dos Veadeiros, que chega a atingir 1960 metros. Do lado do Mato Grosso, na fronteira com Rondônia, encontramos outra unidade famosa: a Chapada dos Parecis. Sua importância está no fato de:
constituir a unidade de relevo mais elevada do Brasil, com o Pico da Neblina na fronteira dos dois estados, com 3.014m;
apresentar o formato de uma serra verdadeira, a única que se encontra no Brasil;
distribuir-se no sentido norte-sul, separando assim as bacias dos rios Paraguai e São Francisco;
constituir uma extensão da Cordilheira dos Andes dentro do território brasileiro;
distribuir-se no sentido leste-oeste e, com isso, separar as duas mais importantes bacias hidrográficas da América do Sul: a Amazônica e a Platina.
Exibe uma fisionomia xerófita muito acentuada, maior que a da caatinga. Mas como não falta água, a vegetação é mesófita e não xerófita. O aspecto xerófito se deve não à falta de água, mas à deficiência de nutrientes no solo.
Sobre o exposto, assinale a alternativa:
Leia o fragmento de texto a seguir: “[...] nas regiões litorâneas, são encontrados ainda terrenos mais elevados que se chocam com as águas do mar [...]“
Leia a passagem de a seguir: "Na formação do geomorfólogo está havendo cada vez mais a necessidade de aprendizado da Física, Química, Matemática, Estatística e Computação".
Diante disso e tendo em vista os conhecimentos adquiridos na disciplina e no livro-base Geomorfologia: Fundamentos e métodos para o estudo do relevo sobre o sistema de informação geográfica (SIG), assinale a alternativa correta:
A análise dos mecanismos e dos processos que compõem os mais variados sistemas morfoclimáticos torna-se cada vez mais necessária para os estudos geomorfológicos.
Conforme os conteúdos do livro-base Geomorfologia: Fundamentos e métodos para o estudo do relevo sobre a descrição de uma das categorias fundamentais de esculturação do relevo, é correto afirmar que: