Questões

Pratique com questões de diversas disciplinas e universidades

7.238 questões encontradas(exibindo 9)

Página 1 de 724
Quanto ao assunto, é correto afirmar que
A
o Plano de Saúde é o instrumento central de planejamento para definir e implementar todas as iniciativas no âmbito da saúde de cada esfera da gestão do SUS para o período de dois anos.
B
o Relatório de Gestão deve ser enviado ao Ministério da Saúde até o dia 30 de março do ano seguinte ao da execução financeira, cabendo a esse Ministério emitir parecer conclusivo, por meio do Sargsus.
C
a Programação Anual de Saúde/PAS é o instrumento que operacionaliza as intenções expressas no Relatório de Gestão e tem por objetivo anualizar as metas do Plano de Saúde e prever a alocação dos recursos orçamentários a serem executados.
D
o Relatório de Gestão é o instrumento de gestão com elaboração anual que permite ao gestor apresentar os resultados alcançados com a execução da PAS e orienta eventuais redirecionamentos que se fizerem necessários no Plano de Saúde.
E
os Planos Estaduais de Saúde deverão mencionar a metodologia de alocação dos recursos federais e estaduais e a previsão semestral de recursos aos municípios, pactuada pelos gestores estaduais e municipais na CIB e aprovadas pelo Conselho Estadual de Saúde.

Sobre as características do transtorno de personalidade, analise as proposições abaixo e assinale (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso.

  • ( ) As formas de perceber e interpretar a si mesmo e aos outros são acentuadamente desviantes da expectativa da cultura do indivíduo.
  • ( ) A afetividade é acentuadamente desviante da expectativa da cultura do indivíduo.
  • ( ) O paciente frequentemente colabora para a identificação do transtorno, porque ele percebe o problema.
  • ( ) Prejuízo no funcionamento social, profissional não é importante porque o indivíduo consegue controlar seus impulsos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

A
V / V / V / F
B
V / F / F / V
C
V / V / F / F
D
F / V / F / V

Considerando a multiplicidade de influências acerca das escolhas alimentares individuais, os nutricionistas têm adotado ensinamentos dos cientistas comportamentais para identificar e intervir por meio de mediadores que impactam diretamente nos padrões alimentares das pessoas. Nesse sentido, quanto às teorias para mudança comportamental, assinale a alternativa correta.

A
O modelo de crenças em saúde se baseia no conceito de que as intenções predizem o comportamento.
B
Na teoria cognitiva social, o foco é estritamente nos aspectos comportamentais como, por exemplo, autoeficácia e prevenção de recidiva.
C
A teoria do comportamento planejado assume que as intenções são previstas pelas atitudes, normas subjetivas (outras pessoas importantes) e pelo controle percebido.
D
No modelo transteórico, o indivíduo passa para o estágio de ação quando dá os primeiros passos para começar a fazer a mudança desejada.

Sabe-se que uma das funções do Ministério do Trabalho é definir normas para preservar a saúde e proteção do trabalhador. Uma das formas de garantir esta atividade por parte de Ministério é a fiscalização do cumprimento de tais normas. Logo não é exigência da NR 06 que:

A
A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas.
B
Ao empregador cabe substituir imediatamente o EPI, quando danificado ou extraviado.
C
É prerrogativa do Ministério do Trabalho solicitar a emissão do CA dos EPI.
D
Para fins de comercialização o CA concedido aos EPI terá validade de 05 (cinco) anos, para aqueles equipamentos com laudos de ensaio que não tenham sua conformidade avaliada no âmbito do SINMETRO.
E
Cabe ao empregado usar EPI apenas para a finalidade a que este se destina.
Um paciente de 61 anos de idade e com 64 Kg chegou ao Pronto Atendimento com história de perfuração com pedaço de madeira em região plantar do quarto metatarso do pé esquerdo. Cabe mencionar que o referido paciente é tabagista, hipertenso e portador de diabetes tipo 2. Após 48 horas da admissão no Pronto Atendimento foi submetido à exploração cirúrgica da ferida, com retirada do fragmento de madeira e drenagem de secreção purulenta. A partir da alta e, portanto, em casa, evoluiu sem intercorrências, até 72 após a cirurgia, quando desenvolveu confusão mental, mioclonias, rigidez de nuca e trismo. Assim permaneceu por três dias, quando procurou novamente a Unidade de Pronto Atendimento e foi encaminhado ao Hospital Municipal. Durante a sua admissão, constatou-se: sudorese profusa, dificuldade respiratória, sendo realizada imediatamente entubação traqueal. A qual patologia esse caso clínico pode estar relacionado?
A
Pneumonia
B
Tétano
C
Meningite
D
Gonorreia
E
Difteria

Sobre o Humaniza SUS, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta, exceto:

A

Humanização implica na valorização dos diferentes sujeitos envolvidos na produção de saúde.

B

O acolhimento como estratégia de humanização da assistência à saúde é uma ação que foi pensada para acontecer em todos os locais e momentos do serviço de saúde.

C

O acolhimento nos serviços de saúde deve contemplar uma abordagem integral dos usuários do serviço a partir de parâmetros humanitários de solidariedade e cidadania.

D

Para o Humaniza SUS, o acolhimento pressupõe o aperfeiçoamento do trabalho em equipe com a integração e complementaridade das atividades exercidas pelas diferentes categorias profissionais.

E

Humaniza SUS traz como princípio a transversalidade utilizando ferramentas para consolidar as redes, não responsabilizando os vínculos entre os usuários, os trabalhadores e os gestores dos equipamentos de saúde, direcionando estratégias somente para os gestores que possuem um melhor conhecimento das ações de saúde que devem ser direcionadas.

perineal precária, infecção por cândida e corpo estranho. IV. a vulvovaginite inespecífica responde por 70% de todos os casos pediátricos. Na maioria dos casos relatados, está relacionada à contaminação fecal. Agora, escolha a alternativa CORRETA:
A
I, II e III estão corretas.
B
I, III e IV estão corretas.
C
II, III e IV estão corretas.
D
Todas estão corretas.
De acordo com as normas de instrumentação de vigilância sanitária, os produtos NÃO identificados como objetos de fiscalização são
A
medicamentos
B
sangue e hemoderivados
C
fontes termais
D
produtos de higiene pessoal
E
produtos radiativos

O Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) foi criado no contexto do regime autoritário de 1964 com o objetivo central de aumentar a eficiência do sistema. A respeito desse instituto, analise as alternativas abaixo e marque a correta.

A
A Lei Eloy Chaves consolida especialmente o componente assistencial do Instituto Nacional de Previdência Social, concretizando e fortalecendo o modelo hospitalocêntrico.
B
O INPS foi criado com a promulgação da Lei da Previdência Social que uniformizou as regras previdenciárias já existentes, mas manteve a organização institucional segmentada.
C
A lógica da prestação de assistência à saúde pelo INPS privilegiava a compra de serviços às grandes corporações médicas privadas, notadamente hospitais e multinacionais fabricantes de medicamentos.
D
No decorrer de sua existência, o INPS destacou-se pela introdução de inovações na assistência médico-sanitária, tais como técnicas de programação e avaliação e métodos de capacitação de pessoal em saúde pública.
E
A maior inovação que adveio com o INPS foi a criação do Serviço de Assistência Médica Domiciliar e de Urgência (SAMDU), até então inexistente no setor público, embora comum na prática privada.