Questão de Forragicultura e Pastagens

Qual das seguintes alternativas se refere ao sistema de pastejo diferido?

A
É um sistema um pouco mais adiantado, evoluído, que os anteriores. Como o próprio nome diz, protela-se, adia-se à ocupação de uma invernada em cada ano, possibilitando à forrageira, condições de “sementear”, para garantir a renovação ou reforma natural da pastagem. Enquanto uma das parcelas está vedada, as demais são utilizadas através de um pastejo rotativo comum. Após a citada “sementeação”, a parcela recebe novamente os animais para “bater” a vegetação existente enterrar as sementes, possibilitando condições para que elas germinem e cresçam na primavera. Recomenda-se a divisão da área em 3 ou mais parcelas, para que haja sensível melhoria na vegetação e consequentemente, maior capacidade de suporte. Desta maneira, protela-se o pastoreio a cada 3 ou mais anos, possibilitando sua “reforma” sem onerar os custos de produção. Como todos os sistemas, o protelado também possui vantagens e desvantagens em seu emprego.
B
É quando o gado permanece dia e noite numa área de pastagem numa época do ano, sendo transferido para outra na época seguinte. É baseada, como se vê, na divisão da área de pastagem em pelo menos duas parcelas. Ë a primeira evolução do sistema contínuo.
C
Caracteriza-se, pela existência de apenas uma pastagem, que é utilizada de forma contínua durante o ano todo e os anos consecutivos. A lotação é fixa e os animais não saem para que haja um descanso (recuperação) da mesma.
D
Esse sistema caracteriza-se por uma intensa rotação das parcelas, obedecendo as exigências do animal e da planta. O número de parcelas é variável e o gado deve estar separado em categorias, como: vacas com cria e em gestação, animais em crescimento e gado solteiro, que ocupam sucessivamente cada parcela, na ordem mencionada acima, por tempo limitado, até que toda a forragem seja consumida sem prejuízo da rebrota. As parcelas deverão ter dimensões e rendimento forrageiro iguais e o equilíbrio da produção durante o ano é conseguido através de adubação nitrogenadas para apressar o crescimento do capim.
E
Já utilizado há muitos anos entre nós, o pastejo rotativo também chamado vulgarmente de “rodízio”, caracteriza-se pela utilização mais intensiva das pastagens. Nela a área de pastagem e dividida em parcelas, sendo cada parcela pastoreada periodicamente. O número de parcelas é bem superior e o gado passa sucessivamente em cada uma até retornar a primeira, já suficientemente descansada, portanto apta a receber novamente os animais. O tempo de pastoreio e a carga de cada parcela são regulados pelo próprio crescimento das forrageiras.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!