Questão de Avicultura
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através da Instrução Normativa nº44, de 23 de agosto de 2001, aprova as Normas Técnicas para o Controle e a Certificação de Núcleos e Estabelecimentos Avícolas para a Micoplasmose Aviária (Mycoplasma gallisepticum, synoviae e melleagridis). A respeito desse assunto, é correto afirmar:
A
Os exames sorológicos devido à baixa possibilidade de ocorrer reações cruzadas inespecíficas são considerados conclusivos para a detecção da presença dos micoplasmas.
B
No caso de realização de abate dos núcleos positivos para os agentes dessas normas, eles deverão ser realizados em abatedouros com SIM, segundo as normas do RIISPOA.
C
O estabelecimento avícola participante do Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA) não poderá utilizar vacina de qualquer natureza contra a micoplasmose aviária, em estabelecimentos de controles permanentes.
D
A colheita oficial do material deverá ser aleatória, sendo escolhido o galpão único do mesmo núcleo, para os testes sorológicos, provas biológicas em aves reprodutoras Livres de Patógenos Específicos (SPF), em ovos embrionados ou em provas micoplasmológicas.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!