Acerca das práticas adequadas à leitura em sala de aula, é importante observar os modos de abordagem das obras literárias pelo professor. Assim, consideremos o seguinte fragmento de "Era uma vez um menino bagunceiro", texto de autoria de Ziraldo (2012 apud JUNIOR; GARCIA, 2020, p. 131-132), "Ele tinha o olho maior que a barriga, tinha fogo no rabo, tinha vento nos pés, umas pernas enormes (que davam para abraçar o mundo) e macaquinhos no sótão (embora nem soubesse o que significava macaquinho no sótão)". A partir dessa reflexão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Uma chave de leitura interessante para compreensão do texto seria utilizar nas frases "olho maior que a barriga" e "tinha fogo no rabo" as noções de denotação (sentido literal de interpretação) e conotação (sentido ampliado de interpretação).
( ) Uma metodologia adequada de leitura seria solicitar dos alunos um debate para o compreender a semântica, isto é, os sentidos das frases "olho maior que a barriga" e "tinha fogo no rabo", ou seja, Conotação versus Denotação, e em seguida apontarem outros exemplos a partir da realidade dos próprios alunos.
( ) Uma leitura superficial do texto seria anotar, palavra por palavra, a qual classe gramatical elas pertenceriam.
( ) Uma leitura universal e adequada ao texto seria anotar, palavra por palavra, a qual classe gramatical tal palavra pertenceria e, em seguida, proceder à análise sintática, bastante explorada em provas de concursos e vestibulares.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!