O Brasil, maior exportador de frangos do mundo também se destaca na qualidade da saúde dos seus plantéis. A biosseguridade na avicultura pode ter vários graus de intensidade, dependendo da etapa da cadeia de produção avícola. Como vocês descreveriam os cuidados sobre biosseguridade na criação de matrizes?
A higienização das instalações, associada ao vazio sanitário é de fundamental atenção para minimizar os riscos de infecções, no qual o aviário deverá ficar um período de aproximadamente 15 dias sem a presença de aves.
A desinfecção do aviário e dos equipamentos deve ser feita no dia da chegada das pintainhas, para evitar qualquer contaminação ambiental. Um detalhe importante a ser feito poucas horas também é verificar se as campânulas estão funcionando e os bebedouros e comedouros abastecidos.
Antes da chegado dos pintinhos, deve-se assegurar que o aviário esteja limpo e sem a presença de aves por um período em torno de 10 a 14 dias, sendo necessária a disposição de uma cama de palha de arroz sobreposta a areia para melhorar o conforto térmico.
O aviário deve ser isolado de outras instalações e criações, seco, arejado, protegido de ventos fortes e a cama pode ser reutilizada de 5 a 7 vezes, desde que faça o manejo com sabão e água sanitária.
Pequenos ajustes e cuidados com a água para regular em relação a temperatura ambiente e com a ração fazem toda diferença, como por exemplo, a inserção de peletes maiores de ração para os machos e menores para as fêmeas, auxiliam na uniformidade dos animais reprodutores.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!