Existem diversas hipóteses da origem do sistema solar, porém a atualmente aceita é a hipótese da nebulosa. Astrônomos descobriram, através de telescópios modernos, que o sistema solar e o espaço exterior não estão vazios, devido à presença de muitas nuvens de gás e poeiras finas, que posteriormente denominaram de nebulosas (PRESS et al., 2006). Os autores ainda justificam como o sistema solar surgiu através das nebulosas. Com base nos conhecimento adquiridos com a leitura do livro, marque a alternativa que complementa a justificativa de como surgiu o sistema solar.
Essa nuvem difusa em translação rápida contraiu-se devido ao vácuo, a qual resulta da expansão entre corpos por causa de suas massas. A expansão, por sua vez, acelerou a translação das partículas (exatamente como os patinadores sobre o gelo, que giram mais rápido quando expandem os braços) e essa translação mais rápida achatou a nuvem na forma de um disco (PRESS et al., 2006, p. 29).
Essa nuvem difusa em rotação lenta contraiu-se devido à força da gravidade, a qual resulta da atração entre corpos por causa de suas massas. A contração, por sua vez, acelerou a rotação das partículas (exatamente como os patinadores sobre o gelo, que giram mais rápido quando contraem os braços) e essa rotação mais rápida achatou a nuvem na forma de um disco (PRESS et al., 2006, p. 29).
Essa nuvem difusa em rotação lenta expandiu-se devido à força da gravidade, a qual resulta da atração entre corpos por causa de suas massas. A expansão, por sua vez, acelerou a rotação das partículas (exatamente como os patinadores sobre o gelo, que giram mais rápido quando expandem os braços) e essa rotação mais rápida achatou a nuvem na forma de um disco (PRESS et al., 2006, p. 29).
Essa nuvem difusa em rotação lenta foi neutralizando-se devido à força da gravidade, a qual resulta da atração entre corpos por causa de suas massas. A neutralização no vácuo, por sua vez, acelerou a rotação das partículas (exatamente como os patinadores sobre o gelo, que giram mais rápido quando neutralizam os braços) e essa rotação mais rápida achatou a nuvem na forma de um disco (PRESS et al., 2006, p. 29).
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!