Questão de Antropologia jurídica

No seu artigo sobre os “direitos às origens”, a autora demonstra como a biomedicina enfatiza a importância dos genes, sublinhando a ameaça de doenças hereditárias e a “utilidade” de parentes consanguíneos para transplantes e outros procedimentos vitais para a saúde do indivíduo. Sobre essa abordagem biologizante da vida humana, assinale a alternativa que não corresponde às críticas feitas por Cláudia Fonseca.

A
A busca das origens (biológicas) por pessoas adotadas tem a ver com a impressão de que o que realmente importa é de onde viemos em termos genéticos.
B
A ênfase na influência da biotecnologia pode deixar na sombra outros aspectos igualmente importantes da “busca de origens” – por exemplo, o papel da lei na construção e no direcionamento dos sentimentos pertinentes à esfera familiar.
C
As inquietações da era genômica ajudam a entender porque centenas de pessoas adotadas saem à procura de seus parentes.
D
As descobertas da biotecnologia alimentam a antiga noção de que, no que diz respeito ao comportamento humano, a cultura e a vida social são mera “cobertura” no bolo da biologia.
E
É desnecessário entender como o Estado (na forma de leis, políticas públicas e instituições) intervém na intimidade das pessoas para promover o bem-estar social em situações de grande adversidade.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!