A infiltração de uma solução de anestésicos locais em um tecido inflamado pode não exibir o efeito anestésico desejado. Qual das afirmações a seguir justifica corretamente esse tipo de situação?
Os anestésicos locais são ácidos fracos (com pKa habitualmente menor que o pH fisiológico) e, quanto mais ácido estiver o meio onde forem aplicados, maior a proporção das formas ionizadas (com carga elétrica) do fármaco. Essas formas ionizadas não conseguem atravessar a membrana neuronal.
A acidez do tecido numa situação de inflamação resulta em aumento do pKa do anestésico local. Com um pKa maior sua latência aumenta e, até mesmo, pode perder seu efeito farmacológico.
Os anestésicos locais são bases fracas (com pKa habitualmente maior que o pH fisiológico) e, quanto mais ácido estiver o meio onde forem aplicados, maior a proporção das formas ionizadas (com carga elétrica) do fármaco. Essas formas ionizadas não conseguem atravessar a membrana neuronal.
Em tecidos inflamados, a elevada acidez do meio (fazendo com que o pH seja muito menor que o pKa do fármaco) altera estruturalmente as moléculas dos anestésicos locais, fazendo com que percam suas funções.
Em tecidos inflamados a elevada permeabilidade vascular aumenta a taxa de absorção dos anestésicos locais, retirando estas moléculas rapidamente do local aonde foram aplicadas. Isso é o responsável pela baixa atividade dos anestésicos locais nesses tecidos inflamados.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!