Desde o início do ano de 2012, por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, está proibida no Brasil a venda de mamadeiras contendo bisfenol A (BPA), matéria-prima do plástico utilizado na fabricação de mamadeiras, sacolas plásticas, copos descartáveis, etc. Esses materiais, ao sofrerem a ação de processos físicos ou químicos, liberam BPA em alimentos, bebidas e no meio ambiente. O principal perigo da exposição ao BPA está no fato de ele ser um desregulador endócrino; sua estrutura química é semelhante à do hormônio estrógeno, por isso, a exposição ao BPA está associada a alterações no desenvolvimento e maturação sexual, diminuição da fertilidade, disfunções sexuais e reprodutivas, alterações hormonais, doenças cardíacas e câncer. Considerando as informações acima, é correto afirmar que:
Os desreguladores endócrinos são moléculas endógenas.
Os hormônios exercem suas funções sobre os chamados órgãos-alvo, cujas células possuem receptores específicos.
Qualquer substância química pode mimetizar a ação de algum hormônio endógeno e atuar como um desregulador endócrino.
Devido ao fato de a estrutura molecular do BPA ser semelhante à do hormônio estrógeno, ele não interfere nas funções hormonais masculinas.
Mesmo presente no meio ambiente, os desreguladores endócrinos não interferem no desenvolvimento dos invertebrados, pois esses animais não produzem hormônios.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!