Questão de Antiguidade Oriental (Egípcios, Mesopotâmicos, Persas, Indianos e Chineses)

Considere a seguinte citação: “Foram bastante frequentes, no passado, as interpretações das estruturas econômico-sociais do Egito faraônico que apelavam para conceitos como os de escravismo, feudalismo ou mesmo capitalismo, todos anacrônicos ou inadequados às realidades específicas da vida às margens do Nilo [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARDOSO, Ciro Flamarion. O Egito Antigo. São Paulo: Brasiliense, 2004. p. 101. Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Tópicos de História Antiga Oriental sobre a economia no Antigo Egito, assinale a alternativa correta:

A
A economia do Antigo Egito respondia às leis da economia de mercado, como as de oferta e de demanda, típicas de economias de capitalismo primitivo.
B
Segundo alguns egiptólogos, a economia egípcia funcionava a partir de mecanismos de redistribuição e reciprocidade, distanciando-se da lógica das economias capitalistas.
C
O aspecto redistributivo da economia egípcia restringe-se às suas estruturas internas e não é válido para explicar o contexto econômico das relações internacionais.
D
O funcionamento da economia egípcia era pautado em critérios de impessoalidade, especialmente no contexto das relações comerciais com governantes de outros reinos.
E
Os debates acerca do funcionamento da economia do Antigo Egito reconhecem o aspecto altamente monetizado das trocas comerciais existentes nessa sociedade.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!