Os recalques de fundações dependem da capacidade de carga e deformabilidade do solo que, por sua vez, dependem de fatores: tipo e estado do solo; disposição do lençol freático; intensidade da carga; tipo de fundação; cota de apoio da fundação; interferência de fundações vizinhas.
Assinale incorreta.
Areia nos vários estados de consistência ou argilas nos vários estados de compacidade, sob ação de cargas externas, se deformam, em maior ou menor proporção.
Para solos permeáveis como as areias, a consolidação e, portanto, os recalques acontecem em períodos de tempo relativamente curtos, após serem solicitados; para solos menos permeáveis, como as argilas, a consolidação é lenta, ao longo de vários anos.
Se o solo for uma argila dura ou uma areia compacta, os recalques decorrem essencialmente de deformações por mudança de forma, função da carga atuante e do módulo de deformação do solo.
Nos solos fofos e moles, os recalques provêm basicamente da sua redução de volume, pois a água presente no bulbo de tensões das fundações tenderá a percolar para regiões sujeitas a pressões menores.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!