Questão de Antropologia jurídica
Considerando religião e ação social, analise as afirmativas.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas.
- A Teologia deve adequar interpretações religiosas contextualizando a vida das pessoas. É importante a relação do líder religioso com seus seguidores, e ele deve buscar compreender o quanto a ciência e a religião podem andar colaborativamente.
- Quando fé e ciência andam juntas (ou seja, a oração e a fé no restabelecimento da saúde é somada ao uso de medicamentos e processos terapêuticos) forma-se um conjunto benéfico para o sucesso do tratamento. Ações comunitárias religiosas que levem populações a essa conscientização são muito importantes.
- Líderes religiosos e profissionais de saúde podem caminhar juntos, oferecendo projetos comunitários com enfoque à saúde individual e coletiva.
- Há religiões que não permitem a 'invasão' da medicina em seus seguidores, proibindo, por exemplo, a transfusão de sangue. Esta é uma questão sempre polêmica, mas devemos sempre considerar o fato da independência religiosa garantida por lei. Em casos extremos, a família do paciente deve optar ou não pela intervenção médica. Mas um trabalho de conscientização também é indispensável.
- A religião e a ciência são campos diferentes. Compreender a ação da medicina no corpo do paciente é um trabalho racional, enquanto a fé na cura é uma mobilização mística. Portanto, a pessoa religiosa deve optar por um ou outro meio (fé ou ciência), para que a religião não atrapalhe a medicina e a ciência não tire a força da fé.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!