Leia o excerto a seguir. “Para padronizar e universalizar os vários tipos de funções foi elaborada uma tabela pela ANSI – American National Standards Institute – com a descrição da função de proteção e do código numérico correspondente. Esse código atualmente é aplicado em qualquer projeto de proteção no Brasil e em grande parte dos países, facilitando sobremaneira o entendimento pleno dos esquemas de proteção”. Com base no excerto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. Em subestações da concessionária, são necessários relés de sobrecorrente que executam as funções 50 (proteção de sobrecorrente instantânea) e 51 (proteção de sobrecorrente temporizada).
II. O relé diferencial de corrente (87) é importante na proteção de equipamentos, tais como transformadores de potência, motores e geradores, sendo que seu funcionamento ocorre a partir da medição das correntes em cada fase.
III. Relés de distância (21) são empregados em sistemas de distribuição, uma vez que o tempo de atuação da proteção é, relativamente, grande nas linhas de transmissão, sendo estas localizadas próximas das subestações.
IV. O relé de religamento (79) possui a função de enviar um sinal de comando para que o disjuntor do circuito feche novamente, sendo muito útil em sistemas de transmissão e distribuição de energia elétrica.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!