Questão de Irrigação e Drenagem

Como se determina a lâmina máxima de armazenamento de água no solo (CAD)?

A
Em termos numéricos, água disponível ou a capacidade de campo pode ser determinada pela seguinte expressão: 100 imes PMPCC imes hCAD = - ho_{ap} Onde: ho_{ap} é a densidade aparente do solo; h é profundidade do solo considerado sendo expresso em unidade de lâmina de água (mm) por camada de solo (m); CC é teor de umidade do solo em CC (%); e PMP é o teor de umidade do solo em PMP (%).
B
Se for colocada uma membrana semipermeável entre água pura e uma solução, a membrana deixa passar o solvente e retém o soluto, a água pura deve difundir-se através da membrana. A pressão osmótica corresponde à pressão que deve ser aplicada à solução para evitar a passagem da água pura para a solução. A água adquire uma energia potencial osmótica (C8_o) também denominada de potencial osmótico, que contribui para o potencial total da água no solo. O potencial osmótico resulta da interação da água com os campos de força emanados de substâncias dissolvidas. Observa-se que quanto mais concentrada a solução, menor o estado de energia da água e, portanto, mais negativo o valor de C8_o. O potencial osmótico pode ser calculado pela expressão: C8_{0s} = - R imes T imes C ightarrow C = - rac{C8_{0s}}{R imes T} Onde: R é a constante universal dos gases, cujo valor é 0,082 ext{ atm.l/K.mol}; T é a temperatura absoluta da solução, em K; C é a concentração do soluto na solução.
C
O potencial de pressão da água na planta é o resultado da pressão externa que é diferente da pressão de referência de uma superfície livre de água, isto é, A8_p é igual a pressão hidrostática no sistema. Uma pressão mais elevada está presente num sistema a um potencial positivo relativo a pressão de referência. Em células de plantas, os potenciais de pressão e osmótico torna-se mais importantes. A pressão da água nas raízes pode também gerar pressões positivas no xilema e nos tecidos nas folhas. Dessa forma, o movimento da água no interior da planta, é feito através dos vasos condutores de seiva, chamados de vasos lenhosos e liberianos (constituídos de feixe de células, em forma de tubos capilares) que por sua vez sofrem o processo de capilaridade (condução de líquidos das células das raízes a células mais altas até os estômatos) que tem funções específicas na condução da água.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!