Questão de Questão Social e Serviço Social

Acerca da intervenção profissional do Serviço Social, Marilda Iamamoto (2007) afirma que, em tempos de capital e fetiche, existem tensas relações entre o projeto ético-político profissional e o estatuto assalariado do Assistente Social, ou seja, existe uma relativa autonomia na condução de suas ações profissionais. Com base no pensamento da autora, pode-se considerar como desafio posto aos assistentes sociais o indicado em:

A

Necessidade de rompimento das unilateralidades presentes nas leituras do trabalho do Assistente Social com vieses ora fatalistas, ora messiânicos.

B

Retomada do papel de militante político do Assistente Social, possibilitando a sua condição de protagonista na luta pela construção de uma nova ordem societária.

C

Desprezo pela análise histórica da sociedade, passando a ter uma visão mais pragmática e objetiva, possibilitando um avanço nas técnicas de intervenção presentes na contemporaneidade.

D

Necessidade, no seio da categoria, de construção de estudos e pesquisas sobre a pobreza, a interdisciplinaridade, deixando para um segundo momento as questões ligadas ao trabalho do Assistente Social.

E

Realização da mediação entre capital e trabalho como único profissional que, através da sua formação generalista, possui competências e habilidades para atuar nesse binômio.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!