Segundo Hemphill (HEMPHILL, T.A. Airline Marketing Alliances and U.S. Competition Policy: Does the consumer benefit? Business Horizons, v.43, n.2, 2000), as empresas aéreas que realizam alianças têm a possibilidade de conseguir benefícios maiores do que se estivessem sozinhas. No entanto, para que a aliança bem sucedida, é preciso prestar atenção em certas características do mercado onde a parceira atua.
Considerando seus conhecimentos sobre geopolítica, assinale a alternativa que esteja mais próxima da realidade nos dias atuais:
Uma empresa alemã, que desenvolva tecnologia para a produção de energia, poderá encontrar boa parceria na Rússia, visto que Rússia e Alemanha possuem um interessante grau de complementariedade produtiva.
Uma empresa brasileira, que realiza uma atividade primária, intensiva de mão-de-obra, poderá exercer boas parcerias produtivas no território da Inglaterra.
A China, desde que entrou na OMC, abriu mão do planejamento econômico, o que significa que as empresas entram nesse país com quase nenhuma interferência governamental.
Uma empresa brasileira dificilmente encontrará parcerias viáveis no Uruguai ou Paraguai, pois esses países, para proteger suas economias, têm tarifas externas completamente diferentes das brasileiras.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!