Questão de Clínica Cirúrgica e Anestesiologia
Muitos procedimentos cirúrgicos em ruminantes são realizados a campo com uso de sedação, técnicas de anestesia locorregional e contenção física. Sobre o manejo anestésico em ruminantes, pode-se afirmar que:
A
os opioides não proporcionam analgesia adequada em caprinos, ovinos e bovinos e não devem ser incluídos como parte de protocolos anestésicos em animais destas espécies.
B
caprinos são a espécie mais resistente ao efeito sedativo causado pela administração de xilazina; bovinos ocupam posição intermediária; e ovinos são os mais sensíveis à sedação.
C
administração de xilazina e, posteriormente diazepam e cetamina, nas doses recomendadas, proporciona condições adequadas para intubação orotraqueal em bovinos, caprinos e ovinos.
D
fármacos anticolinérgicos, como a atropina, são parte integrante de protocolos de anestesia em ruminantes, pois reduzem a salivação de forma eficiente, mesmo com dose baixa deste fármaco.
E
a observação de reflexo corneal presente, durante a anestesia inalatória em ruminantes, significa plano anestésico demasiadamente superficial, sendo necessário elevar a concentração vaporizada.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!