Quando um patógeno consegue se infiltrar no organismo do hospedeiro, ele pode desenvolver sua infecção ocupando espaços extracelulares e intracelulares. A preferência de algumas bactérias, protozoários, fungos e vermes é por se desenvolverem no meio extracelular. Sobre as infecções no espaço extracelular, quais os mecanismos efetores do sistema imunológico que podem ser utilizados para combater esses patógenos?
A eliminação da infecção é feita principalmente pela ação das células T citotóxicas, como as natural killers e células T CD8+.
Natural killers e células T CD8+ também são essenciais no ataque a agentes agressores que tenham ultrapassado as barreiras imunológicas.
Além dos fagócitos residentes, em diversas respostas a patógenos é possível observar o recrutamento de eosinófilos para o local da infecção.
O mecanismo efetor vigente para a eliminação do patógeno que ocupa o meio extracelular se dá pela ativação de macrófagos, com o auxílio de células T e células NK.
As superfícies epiteliais podem combater os patógenos por meio da produção de peptídeos antimicrobianos e por ação de anticorpos, como os de classe IgA.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!