Apresenta uma prática indicada:
O professor deve tratar o aluno disléxico com naturalidade, valorizando os seus acertos e o estimulando. Essa é uma postura que ajuda a elevar a autoestima do aluno.
Fazer anotações, no caderno ou nas avaliações, que façam referência a juízo de valor. Essa é uma prática que não deve ser adotada em relação a qualquer aluno, apresentando ou não dificuldades de aprendizagem.
Expor o aluno perante os colegas em virtude das suas dificuldades, para que os colegas tenham pena dele. Essa postura não condiz com o respeito devido a todos os alunos.
Envolver o aluno em atividades de leitura para o grande grupo. Esse tipo de prática deve ser evitada, pois expõe as dificuldades do aluno diante dos colegas, o que pode causar constrangimentos e será prejudicial para a sua autoestima.
Não incentivar o aluno a se integrar à comunidade escolar, pois essa vontade deve partir dele. Essa postura do professor não é indicada, pois a integração do aluno disléxico com a comunidade escolar estabelece um vínculo muito importante na sua consolidação como indivíduo pertencente àquele grupo.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!