Questão de Fisioterapia Cardiovascular

A espasticidade é um dos distúrbios motores mais freqüentes e incapacitantes observados nos indivíduos com lesão do sistema nervoso central. Este distúrbio aparece em diferentes doenças, dentre as quais destacamos, por sua maior freqüência, a paralisia cerebral, a lesão medular e a lesão encefálica. Sobre a espasticidade, pode-se afirmar:

  • I. Os mecanismos da fisiopatologia da espasticidade ainda não estão totalmente esclarecidos, mas existe o consenso que ocorre a perda das influências inibitórias descendentes no controle das vias do reflexo de estiramento, e alterações secundárias à plasticidade neuronal, que propicia hiperexcitabilidade dos motoneurônios, liberados da modulação supra-segmentar.
  • II. O quadro clínico da espasticidade é caracterizado por aumento do tônus muscular e exacerbação dos reflexos tendinosos profundos.
  • III. Esta hipertonia muscular se manifesta por aumento da resistência do músculo ao estiramento, sinal do canivete, com predomínio de sua distribuição na musculatura antigravitacional.

A
I, II e III.
B
somente a III.
C
somente a II e III.
D
somente a I.
E
somente a II.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!