Questão de Antropologia jurídica

Não raro crítica de Marx ao capitalismo é somada a uma espécie de profecia que indicava a superação dele pelo comunismo, tendo o socialismo como uma etapa de transição. Tendo isso por referência, bem como, o texto “Desenvolvendo a solidariedade no caminho da transição: um ensaio sobre a teoria do socialismo a partir de Marx” identifique a alternativa correta.

Escolha uma opção:

A
A reflexão de Marx sobre a organização social de sua época, e as desigualdades que identifica e vincula ao capitalismo, implicava na proposição de um caminho que permitisse superá-lo, pelo que não se pode tomar por certo que o filósofo não tenha tratado da superação do capitalismo.
B
A crítica de Marx ao capitalismo, em particular a sua perspectiva dialética exigia que ele indicasse, como parte do movimento dialético, o que sucederia ao capitalismo.
C
O fundamento da obra de Marx está em mostrar que o comunismo é consequência histórica e, portanto, inevitável do próprio capitalismo.
D
A análise que Marx faz do capitalismo quedaria infrutífera se não apresentação uma alternativa de superação deste modelo econômico e social.
E
Não é uma informação precisa aquela que indica que a obra de Marx tenha, nesta transição, seu fundamento ou que ela tenha destaque ou importância incontornável na crítica que o filósofo faz ao capitalismo, numa perspetiva histórica e dialética.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!