Ao afirmar que não somos resultado de um processo constante, Tattersall destaca que há momentos de rápido avanço na história do gênero homo no planeta. Um destes avanços seria o desenvolvimento de uma extrema capacidade de simbolização ligada ao surgimento da linguagem datada hoje de aproximadamente 50 mil anos atrás. Este fator teria sido fundamental para possibilitar:
O estabelecimento de relações com os homens de Neandertal, essencial para o sucesso biológico dos seres humanos, conquistado apenas através do cruzamento com outras espécies.
A principal fase da diáspora humana que acabou por ocupar todo o planeta em cerca de 40 mil anos após um confinamento de aproximadamente 150 milênios do homo sapiens na África.
O último estágio da superação do homem sobre o macaco, com o controle do fogo e a produção de armamentos mais bem desenvolvidos, que garantiram aos seres humanos a supremacia e a expansão bélica sobre outras espécies.
A constituição de redes de aliança entre diferentes tribos humanas, permitindo vencer o controle de outras espécies sobre a região de fronteira entre África e Ásia, permitindo a dispersão dos humanos fora do continente africano.
O desenvolvimento de cultos funerários, responsáveis por livrar os seres humanos do contato direto com os cadáveres, proporcionando, assim, uma maior higiene e melhores condições de saúde, fundamentais para o domínio humano sobre o planeta.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!