Questão de Antiguidade Oriental (Egípcios, Mesopotâmicos, Persas, Indianos e Chineses)
Heródoto (484-443 a.C.), historiador grego, ao se referir à peculiar capacidade de formação da civilização do Egito Antigo em meio a uma região desértica e árida, expressou a seguinte sentença: 'O Egito é uma dádiva do Nilo'.
Que implicações a existência do Rio Nilo atribuiu à dinâmica de trabalho e do cotidiano da população egípcia? Analise as sentenças a seguir:
- A existência do Rio Nilo favorecia as atividades de navegação e transporte de mercadorias e comunicação com as demais regiões do Oriente e do Ocidente.
- As inundações provocadas pelos momentos de cheia do rio Nilo tornavam as terras dispostas nas margens férteis, possibilitando a realização da agricultura.
- A presença do rio com suas variações de nível de água exigiu que os egípcios desenvolvessem eficientes calendários, e, por outro lado, estruturas como diques e reservatórios para gerir a distribuição da água.
- O fato de o Rio Nilo atravessar o território da região nordeste do continente africano favoreceu a diferenciação entre os povos do lado Oriental, os mesopotâmicos, e os povos do lado Ocidental, os egípcios.
A
As sentenças I, II e III estão corretas.
B
As sentenças I, II e IV estão corretas.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!