Questão de Morfologia e Física do Solo

Várias espécies de lepidópteros podem atacar as plantas do sorgo na região do coleto ou em todo o colmo, inclusive o pedúnculo da panícula. Nas condições brasileiras, a ocorrência da Elasmopalpus lignosellus e a Diatraea spp. está associada a uma sintomatologia de dano e a um método de controle. Marque a alternativa que representa corretamente a ocorrência do dano e o controle dessas pragas:

A

No início de desenvolvimento da cultura, os danos provocados pela broca-da-cana-de-açúcar são semelhantes aos causados pela lagarta-elasmo, o 'coração morto'; em áreas cultivadas próximas às lavouras de cana-de-açúcar, onde é utilizado o controle biológico, as culturas anuais beneficiam-se desse controle eficiente, sendo desnecessária a pulverização com inseticida.

B

A lagarta-elasmo, quando se dirige para a região do coleto da planta, cava uma galeria vertical que, pela destruição do ponto de crescimento, causa sintoma conhecido como 'coração morto'; sob condições de estresse hídrico, o tratamento de sementes não é efetivo, recomenda-se, portanto, aplicação de inseticida com ação de contato e profundidade.

C

Em plantas mais desenvolvidas, os danos provocados pela lagarta-elasmo podem causar tombamento das plantas com sintomas conhecidos como pescoço-de-ganso ou plantas com colmos quebrados; medidas como destruição dos restos culturais, após a colheita, reduzem significativamente a infestação nos próximos plantios.

D

Devido à intensa sucção de seiva, os insetos produzem um volume significativo de excrementos que cobrem as folhas inferiores, deixando-as pegajosas ou cobertas com uma camada escura (fumagina); em geral, a população da broca-da-cana-de-açúcar é naturalmente controlada pela ação das chuvas e dos inimigos naturais.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!