SANTOS (2004), propôs “uma outra globalização”, este autor fez considerações sobre o atual desenvolvimento da globalização, dentre os quais podemos destacar:
Que a globalização é perversa, o processo de globalização e promove a desigualdade social entre os países desenvolvidos e os subdesenvolvidos.
O atual estágio da globalização acentua uma nova ordem mundial bipolar, no entanto, no atual contexto, as polarizações são exercidas por dois blocos econômicos que tomaram proporções imensuráveis, os Estados Unidos, aliados à Europa e a China, aliada aos Tigres Asiáticos.
As nações mais desenvolvidas e que acumulam maiores riquezas tendem a tomar posicionamento por uma outra ordem mundial, uma ordem solidária, como exemplo fica destacado a criação da ONU e de órgãos financeiros preocupados com o desenvolvimento mundial.
Uma outra globalização é vista como possível, a partir do momento em que o meio técnico-cientifico-informacional abrange a maior porcentagem do território mundial, uma vez que esse meio é responsável pelo desenvolvimento de políticas educacionais e de saúde em uma perspectiva de alinhamento ideológico.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!