Questão de Farmacologia

A angina pectoris é uma síndrome clínica que resulta da deficiência relativa de oxigênio no músculo cardíaco e é tipicamente descrita como um desconforto precordial esquerdo ou subesternal, que é percebido como um “aperto”, “peso” ou “pressão”. A dor pode ser irradiada para o pescoço, face ulnar do braço esquerdo, mandíbula, epigástrio e mais raramente para o dorso. Essa irradiação dolorosa acompanha o metâmero correspondente ao pericárdio. Dentre as formas de tratamento farmacológico, os betabloqueadores constituem uma numerosa família de sais com uso no tratamento angina pectoris. Assinale a alternativa que melhor justifica a utilização de betabloqueadores nessa patologia:

A

A inibição dos receptores β-adrenérgicos leva à redução da frequência cardíaca, da contração miocárdica e da pressão arterial, reduzindo a demanda de oxigênio no miocárdio e também aumenta o tempo de perfusão diastólico, consequentemente reduzindo a perfusão sanguínea do ventrículo esquerdo.

B

A inibição dos receptores β-adrenérgicos leva à redução da frequência, da contração miocárdica e da pressão arterial, aumentando a demanda de oxigênio no miocárdio e também aumenta o tempo de perfusão diastólico, consequentemente aumentando a perfusão sanguínea do ventrículo esquerdo.

C

A ativação dos receptores β-adrenérgicos leva à redução da frequência cardíaca, da contração miocárdica e da pressão arterial, reduzindo a demanda de oxigênio no miocárdio e também aumenta o tempo de perfusão diastólico, consequentemente aumentando a perfusão sanguínea do ventrículo esquerdo.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!