Sobre Movimentos Migratórios, assinale a alternativa incorreta.
Duas fronteiras geográficas destacam-se como ponto de tensão por causa da entrada de imigrantes, quase sempre ilegais: a do México - Estados Unidos e a das cidades espanholas de Ceuta e Melilla, na costa do Marrocos.
A fuga de 'cérebros' (mais um motivo de movimentação populacional) ocorre quando os melhores cientistas e pesquisadores são disputados para suas áreas de tecnologia de ponta; isso ocorre somente nos países desenvolvidos (motivado pela baixa qualificação da mão-de-obra nesses países).
O movimento de população já foi mais intenso entre os países da União Européia; entretanto os benefícios concedidos a países-membros de economia mais fraca, têm ajudado a diminuir os movimentos no interior dessa comunidade.
A Xenofobia e o Racismo crescem rapidamente no mundo globalizado, tendo a concorrência no mercado de trabalho como uma das causas da discriminação de imigrantes nos países ricos e dando margem a posições radicais, como a dos neonazistas ou 'skinheads', na Alemanha.
Os IDPs - 'Internally Displaced Persons', são pessoas que sofrem perseguições ou ameaças dentro do seu próprio país, sem poder contar com a proteção do governo. São o grupo de imigrantes que mais crescem no mundo, por exemplo, no Afeganistão após os ataques do Estados Unidos, em resposta ao atentado terrorista de 11 de setembro de 2001, em Nova York.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!