A segunda metade do século XIX assistiu a uma tendência de positivação do pensamento, como se verifica pela valorização da clareza e da firmeza da linguagem matemática e da sua aproximação com outras áreas e, de um modo muito interessante, com a filosofia. Diante desse panorama, o resultado para o conhecimento será
a física se distanciando cada vez mais de uma construção formal e se aproximando da compreensão daquilo que os gregos chamavam physis.
o retorno das categorias metafísicas em moldes aristotélicos acrescidas das contribuições dos filósofos medievais e do renascimento humanista.
uma tendência de se valorizar mais as proposições que denotam sentido e significado por meio da referência àquilo que é concreto e palpável.
a psicanálise relutando em interpretar a linguagem do inconsciente e crescente negação de que o pensamento possa, afinal, ser mera linguagem.
matemáticos deixando de refletir e contribuir com o panorama filosófico e se afastando da lógica simbólica e da filosofia analítica.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!