Questão de Eletroterapia
A dor pode ser definida como experiência sensorial e emocional desagradável, associada a dano presente ou potencial, e pode, muitas vezes, apresentar-se como fenômeno complexo e subjetivo. Nesse sentido, a dor crônica acomete muitas pessoas e caracteriza-se por persistir por longo período de tempo, afetando a vida social e as relações pessoais.
Considerando esse contexto, caso o paciente se queixe de dor crônica, o psicólogo deverá:
A
condicionar o paciente à prática de exercícios que diminuam a irritabilidade e a ansiedade, que são, normalmente, os motivos da dor.
B
estimular o paciente à exposição contínua da sensação da dor, pois esse comportamento poderá levá-lo a uma atitude de esvaziamento da percepção que o incomoda.
C
utilizar a técnica de biofeedback, que utiliza a eletroneuromiografia (ECG) que, por sua vez, consiste em um estímulo elétrico. Nesse contexto, o foco externo reforça o aumento do número de respostas fisiológicas do organismo, combatendo, assim, a percepção da dor.
D
recomendar a prática de exercícios e de atividades físicas, que promovem a liberação de endorfinas, ou recomendar mudanças de hábitos alimentares, orientando o paciente a evitar substâncias químicas que possam contribuir para a dor.
E
evitar técnicas de relaxamento, pois, em pacientes com dor crônica, essas técnicas podem provocar aumento da tensão muscular e consequente falta de controle.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!