Questão de Epidemiologia

Ao longo da história, as práticas educativas em saúde sofreram importantes transformações que refletem as diferentes racionalidades e as concepções acerca dos fenômenos do processo de saúde, adoecimento e cuidado. Dentre elas, o Modelo de Determinação Social da Saúde se destaca como aquele mais alinhado à proposta do Sistema Único de Saúde (SUS) e das práticas educativas pautadas no Modelo Dialógico.

Analise as afirmações abaixo, acerca do Modelo de Determinação Social da Saúde:

  1. Enfatiza a necessidade de se atentar para os comportamentos individuais não saudáveis e, ainda, para a urgência de construção de intervenções que auxiliem as pessoas na construção de estilos de vida e hábitos saudáveis, evitando, assim, o adoecimento.
  2. Leva em consideração fatores sociais mais amplos, como os marcadores sociais, políticos, econômicos e culturais.
  3. Saúde e doença passam a ser compreendidas como produção social e política, e os usuários reconhecidos como protagonistas, juntamente com as equipes, no processo de construção do cuidado.
  4. Se orienta por uma compreensão de saúde, não mais percebida como ausência de doenças e restrita às dimensões anátomo-fisiológicas e comportamentais dos indivíduos.

Sobre essas afirmações, é correto afirmar que:

A
Apenas as afirmações 1, 2 e 3 estão corretas.
B
Apenas as afirmações 1 e 3 estão corretas.
C
Apenas as afirmações 1, 2 e 4 estão corretas.
D
Apenas as afirmações 2, 3 e 4 estão corretas.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!