A escolha do inquérito de consumo alimentar mais adequado para aplicar na avaliação nutricional em distintas situações clínicas irão depender do objetivo da entrevista e da faixa etária dos entrevistados. Sobre a indicação do inquérito dietético e o público alvo a que se destina está correto o que se afirma em:
Os idosos apresentam alterações fisiológicas que irão influenciar diretamente na ingestão alimentar. A perda do gosto primário aumenta o consumo de açúcar e sal e para avaliação da ingestão alimentar é Imprescindível que o método do inventário seja aplicado a esta população.
O indivíduo adulto tem como característica autonomia alimentar, o conhecimento sobre a relação do consumo de alimentos e a promoção da saúde e aparecimento de Doenças. Para este grupo populacional a escolha do método de avaliação dietética vai depender do que se quer avaliar. O recordatório de 24 horas e o questionário de frequência alimentar são os métodos mais indicados para esta faixa etária.
A adolescência é um estágio da vida de muitas mudanças do indivíduo e que muitos valores e crenças começam a se solidificar. Como nesta fase da vida há novas experiências como fumar, uso de bebidas alcóolicas, principalmente nos finais de semana, o método que melhor se aplicaria a esta população seria o registro alimentar de 5 dias, incluindo dois dias do final de semana.
O método de avaliação dietética de crianças vai depender muito da idade da criança, da disponibilidade dos pais. Para esta população, o melhor método de avaliação seria o recordatório de 24 horas pois tem como vantagens a medição da ingestão habitual do indivíduo.
O objetivo principal da aferição dos hábitos alimentares das gestantes é identificar, quais são os comportamentos alimentares que podem influenciar na saúde da mãe e do feto. Nesta fase da vida o método mais indicado para avaliação dietética seria o registro alimentar de 3 dias visto que seria possível identificar e quantificar os principais alimentos que trariam benefícios em cada trimestre da gestação.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!