O planejamento correto da prótese fixa que atenda as necessidades do paciente determina o sucesso do trabalho. A razão primária da opção pelo uso de um pino é obter a retenção do núcleo que substitui a estrutura dentária coronal perdida. Por essa razão,
pinos de metal pré-fabricados com núcleos diretos feitos de ionômero de vidro, compósitos ou amálgama são mais seguros que pino e núcleo em única peça, pois quando aumenta o número de interfaces aumenta também o potencial para falhas.
quando da utilização de pinos metálicos o material utilizado para o núcleo de preenchimento deve envolvê-los totalmente, evitando o contato com a restauração indireta definitiva, o que poderia transferir tensões da coroa para a raiz do dente, possibilitando no futuro, maior risco de fratura radicular.
um sistema de pino ideal deve possuir máxima retenção com a mínima quantidade de dentina, remanescente para distribuição uniforme do estresse funcional ao longo da superfície radicular e compatibilidade estética com a restauração definitiva e os tecidos adjacentes.
a cimentação passiva consiste em evitar o efeito da pressão hidráulica, para que a cimentação não gere muita tensão no interior da raiz.
o efeito de cunha no interior da raiz pode ser minimizado preparando-se as paredes do conduto de forma mais paralela possível.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!