Questão de Antiguidade Oriental (Egípcios, Mesopotâmicos, Persas, Indianos e Chineses)
Leia a citação a seguir: “A longevidade de organizações políticas complexas no aluvião mesopotâmico é incompreensível fora de um horizonte universal mais abrangente, um sistema mais amplo de relações econômicas e [...] políticas entre [o aluvião] e áreas com recursos complementares e sociedades a níveis significativamente diferentes de integração socioeconômica”. A partir do trecho lido e do livro-base Tópicos de história antiga oriental, é possível afirmar, sobre a história política da Mesopotâmia:
A
Diferentemente do Egito, onde predominou um sistema de governo unificado, na Mesopotâmia se vê uma alternância entre fases de unificação política e a existência de cidades-Estado independentes.
B
Houve grande estabilidade no que diz respeito aos sistemas políticos existentes na Mesopotâmia, marcada pelo longo domínio exercido por sumérios e acadianos, cujo fim se deu com a invasão persa em 539 a.C.
C
Apesar de notarmos inúmeras tentativas de controle centralizado no território da Mesopotâmia, como aquela empreendida por Sargão de Akkad, todas elas fracassaram em virtude da estabilidade do modelo de cidade-Estado.
D
O último governo genuinamente mesopotâmico foi o de Hamurabi, marcado pela violência que pode ser evidenciada em seu famoso código de leis e que acabou sendo responsável pelo declínio dessa civilização.
E
A história política da Mesopotâmia se encerra quando os egípcios, motivados por uma série de conquistas militares, invadem a região e subjugam seus governantes.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!