Questão de Psicanálise

Segundo Guarinello, na obra citada, a História de Roma

A
avança de uma forma mais modesta quando se compara com o forte debate historiográfico travado sobre a civilização grega, mas foram feitas descobertas fundamentais sobre a imposição das instituições e das práticas culturais romanas sobre todos os povos invadidos, como o da obrigatoriedade do uso da língua latina.
B
segue com algumas semelhanças no tocante às revisões historiográficas acerca da Grécia Antiga, mas a principal novidade dos novos estudos sobre Roma refere-se à explicação de que o poderio desse povo derivou do seu constante e progressivo isolamento cultural e a pequena dependência da expansão territorial.
C
avançou, em termos temáticos e em quantidade de pesquisas publicadas, muito mais do que a da História da Grécia, e já existe um certo consenso entre historiadores que as instituições políticas de Roma eram desorganizadas e frágeis, o que pôde ser verificado por meio das análises da legislação e do direito romano.
D
está em meio a um processo semelhante à desconstrução História da Grécia, pois, tradicionalmente, Roma era estudada como a História de uma única cidade, tendo uma identidade própria e singular desde seus primórdios e a historiografia contemporânea analisa a cidade de Roma no contexto mais amplo da Itália e de outros espaços.
E
tem recebido contribuições inéditas e decisivas da história econômica, que mostram como Roma, bem diverso das recentes descobertas sobre a Grécia Antiga, dependia pouco da exploração do trabalho compulsório e muito das relações mercantis com o Norte da África.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!