Questão de População
Em relação às manifestações extra-intestinais das doenças inflamatórias intestinais, julgue os itens subsequentes.
A
Eritema nodoso é a manifestação dermatológica mais comum das doenças inflamatórias intestinais e caracteriza-se por nódulos subcutâneos dolorosos — principalmente nas superfícies extensoras das pernas — cujo surgimento está relacionado à atividade da doença e que geralmente respondem a corticoterapia sistêmica.
B
Em se tratando de doença de Crohn, o acometimento articular é principalmente axial, caracterizado por sacroileíte, acompanhada, ou não, de espondilite.
C
A episclerite, esclerite e uveíte são manifestações oftalmológicas primárias das doenças inflamatórias intestinais, enquanto as manifestações secundárias a terapias utilizadas compreendem catarata e glaucoma.
D
A colangite esclerosante primária, uma hepatopatia colestática crônica de etiologia autoimune mais frequente em pacientes com doença inflamatória intestinal que na população em geral, caracteriza-se por elevação de fosfatase alcalina (FA) e gamaglutamiltransferase (GGT) e seu diagnóstico é feito por colangiografia retrógrada endoscópica (CPRE) ou colangiorressonância magnética.
E
A síndrome de Sweet é uma manifestação dermatológica rara das doenças inflamatórias intestinais e caracteriza-se por placas e nódulos eritematosos infiltrados na face, no pescoço, no tronco e nas extremidades, acompanhados de febre, leucocitose e neutrofilia.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!