Questão de Avaliação de Impacto Ambiental
Marque Verdadeiro ou Falso referente as metodologias espontâneas (ad hoc):
- Em uma região com escassez de informações básicas, o método ad hoc se faz importante, pois irá considerar o conhecimento empírico de especialistas do assunto ou da área em questão, além do conhecimento popular da região. Quando utilizado de forma isolada na avaliação de impacto ambiental, deverá ser desenvolvido de forma simples, objetiva e de maneira dissertativa (DIODATTO, 2004).
- A utilização dessa metodologia é interessante quando se pretende fazer uma estimativa rápida da evolução dos impactos ambientais gerados por determinado empreendimento de forma organizada, facilmente compreensível pelo público. No entanto, como não são coletados dados em campo, de forma detalhada, das intervenções e variáveis ambientais envolvidas, geralmente elas são consideradas de forma bastante subjetiva, qualitativa e pouco quantitativa.
- O ad hoc é um dos métodos tradicionalmente utilizados no Brasil para a avaliação de impacto ambiental. São geralmente utilizados em locais onde não se têm muitas informações dos meios físico, biológico e socioeconômico. Essa metodologia, por ser desenvolvida com informações básicas e muitas vezes superficiais, deve estar associada a outras metodologias, fornecendo orientações complementares.
- As informações coletadas geralmente tratam de vida selvagem, espécies ameaçadas, diversidade florística, característica do solo, drenagem natural, águas subterrâneas, qualidade do ar, entre outras. O impacto ambiental é analisado a partir de seus efeitos, podendo ser nulo, positivo, negativo, benéfico, adverso e, ainda, pelo grau de temporalidade e significância. No quadro abaixo está apresentado um exemplo de método ad hoc.
A
V, V, F, F.
B
V, V, V, V.
C
F, F, V, V.
D
F, V, V, V.
E
V, V, F, V.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!