De acordo com a ABNT (1994 apud MONTEIRO, 2018, p. 173-174):
"Em desenho de máquinas, temos símbolos que padronizam o tipo de representação, o que ocorre também na representação das edificações. Elementos que se repetem com frequência, como portas e janelas, são normalizados visando facilitar a representação. Para melhor compreensão do projeto como um todo, assim como nos desenhos de peças e máquinas, podemos inserir cortes, vistas e representações de detalhes tantos quanto necessário. A diferença é que, nas edificações, esses desenhos receberão nomes distintos dos apresentados nas representações ortogonais de peças. A forma mais usual de representação de uma edificação é a planta; esse tipo de representação é entendido como sendo uma projeção ortogonal, em que um plano secante paralelo ao piso atravessa a edificação a uma altura de aproximadamente 1,5 m do piso de referência."
Fonte: MONTEIRO, C. V. B. Desenho Técnico. Maringá: UniCesumar, 2018.
Sobre tipos de plantas, analise as afirmativas a seguir:
I. A planta de situação deve conter o norte indicado, as ruas que estão ao entorno da edificação, o desenho da área do terreno a ser construído, dentre outros dados possíveis.
II. As plantas de situação apresentam ao leitor do projeto como estará disposta a cobertura da edificação; nessa representação, apresenta-se o tipo de telha e a inclinação do telhado. É o equivalente à vista superior do desenho.
III. As plantas de cobertura mostram os detalhes de posição dos pilares, as dimensões dos cômodos, direção em que as portas e janelas deverão abrir e as ligações da edificação entre os seus cômodos e a área externa do terreno.
IV. A planta de locação deve conter, além das distâncias dos afastamentos, as edificações que, porventura, já estejam construídas no terreno; elementos como rampas e vegetações já existentes também devem ser representados.
É correto o que se afirma em:
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!