Os cimentos Portland são largamente utilizados na construção civil, sendo possível encontrar vários tipos que são comercializados com diferentes designações, de acordo com os tipos de adições utilizadas, as características físicas e as composições químicas de cada cimento. Portanto, a escolha do cimento mais adequado para ser usado em uma determinada obra de engenharia deve estar pautada no conhecimento das propriedades de cada um deles. Nesse contexto, é correto afirmar que:
O cimento Portland de Alto Forno CP III é mais permeável e menos durável, além de apresentar baixo calor de hidratação.
O cimento Portland do tipo CP V – ARI (Alta Resistência Inicial) deve ser utilizado apenas em obras de grande porte, em aplicações que necessitem de resistência inicial elevada e desforma rápida.
Os cimentos Portland do tipo CP IV – 32 (com pozolana) são recomendados para obras correntes, sob a forma de argamassa, concreto simples, armado e protendido, elementos pré-moldados e artefatos de cimento. É especialmente indicado em obras expostas à ação de água corrente e ambientes agressivos.
O cimento Portland composto é modificado. Gera calor numa velocidade maior do que o gerado pelo Cimento Portland comum, sendo, portanto, indicado em lançamentos maciços de concreto.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!