Questão de Econometria

Mario Manacorda (2007), citando Marx (1962), afirma que a concepção do ensino tecnológico exprime a exigência de fazer adquirir conhecimentos de bases científicas e tecnológicas da produção e a capacidade de manejar os instrumentos essenciais das várias profissões. Isto é, de trabalhar – conforme a natureza – com o cérebro e as mãos, porque isso corresponde a uma plenitude do desenvolvimento humano. Desse modo, Marx se contrapôs à proposta burguesa de educação tecnológica, que compreendia:

A

Que a educação das crianças pertencentes às classes trabalhadoras deveria ocorrer em instituições educativas reservadas ao desenvolvimento humano.

B

A unificação do ensino com a produção material, colocando, porém, como premissa, a abolição do trabalho das crianças, que ocorria de forma escravizada nas fábricas.

C

Um ensino profissional universal, que consistia em adestrar o operário em tantos ramos de trabalho quanto possível, para fazer frente à introdução de novas máquinas ou a mudanças na divisão do trabalho.

D

A restituição às classes artesãs e campesinas de uma forma superior de ensino, ligada a novas e mais avançadas relações de produção.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!