Sobre os estágios de desenvolvimento humano e a relação do homem com a natureza, assinale a alternativa incorreta.
O terceiro estágio foi marcado pelo progresso do domínio humano sobre a natureza, com a domesticação de animais e a transformação de grandes extensões de florestas e savanas em campos de pastos, o que imprimiu grandes modificações na paisagem natural.
No primeiro estágio da evolução humana a relação homem/natureza permaneceu equilibrada. A extração dos recursos naturais respeitava os ritmos naturais do meio.
No segundo estágio, o homem (Homo erectus) que havia descoberto o fogo atuou como predador. Suas atividades apenas perturbaram o equilíbrio ecológico, pois caçava e pescava, mas não o suficiente para colocar em vias de extinção as espécies animais.
O surgimento da agricultura marcou o início do quarto estágio. Através da observação dos ciclos naturais de reprodução dos vegetais, o homem descobriu que pode criar ecossistemas artificiais, para suprir suas necessidades. A partir de então os seres humanos começaram a criar estratégias que preservam a natureza cada vez mais.
A Revolução Industrial, ou quinto estágio, acentuou as relações de dominação e exploração ambiental, resultando em profundas rupturas nos ritmos e processos naturais. A velocidade de regeneração natural passou a ser menor que a velocidade da extração dos recursos naturais.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!