A crítica de Marx ao capitalismo descobre o seu segredo, ou seja, o seu elemento estruturante, aquilo que o mantém em funcionamento e, portanto, aquilo que, se alterado, inviabiliza a manutenção mesma da lógica do capital. Identifique tal segredo.
O segredo do capitalismo é a concentração dos recursos produtivos, dos meios de produção, posto que isso permitiu criar acumulação e distribuição de riqueza.
Ele se refere à estruturação da produção de modo a conseguir eficiência no uso dos recursos produtivos e numa inteligência de distribuição da riqueza produzida colaborando com a justiça social.
Reside na compra da força do trabalhador como estratégia estrutural de garantir emprego e salário adequado a todos dentro da sociedade para o bem comum.
Trata-se do controle dos meios de produção e da força do trabalho para o gerenciamento do bens pelo Estado para o interesse comum.
Ele reside na compra da força de trabalho do operário, retirando desta força o máximo de trabalho e valor com vistas ao lucro e a acumulação.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!