Sobre os princípios da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEP-SUS), analise as afirmativas abaixo:
I. Diálogo é o encontro de conhecimentos construídos histórica e culturalmente por sujeitos, ou seja, o encontro desses sujeitos na intersubjetividade.
II. Amorosidade é a ampliação do diálogo nas relações de cuidado e na ação educativa pela incorporação das trocas emocionais e da sensibilidade, propiciando ir além do diálogo baseado, apenas, em conhecimentos e argumentações logicamente organizadas.
III. A problematização implica a existência de relações dialógicas e propõe a construção de práticas em saúde, alicerçadas na leitura e na análise crítica da realidade.
IV. A construção compartilhada do conhecimento consiste em processos comunicacionais e pedagógicos entre pessoas e grupos de saberes, culturas e inserções sociais diferentes, na perspectiva de compreender e transformar, de modo coletivo, as ações de saúde em suas dimensões teóricas, políticas e práticas.
V. A emancipação é um processo coletivo e compartilhado no qual pessoas e grupos gerenciam formas de opressão, exploração, discriminação e violência, ainda vigentes na sociedade.
VI. A PNEP-SUS tem compromisso com a construção de uma sociedade justa, solidária, democrática, igualitária, soberana e culturalmente diversa, que somente será construída por meio da contribuição das lutas sociais e da garantia do direito universal à saúde no Brasil.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!