Questão de Transferência de Calor (Condução, Convecção e Radiação)

TROCADORES DE CALOR COMPACTOS SÃO AQUELES QUE POSSUEM DENSIDADE DE ÁREA (RAZÃO ENTRE ÁREA E VOLUME DO TROCADOR) SUPERIOR À 700 M2/M3. UM EXEMPLO COMUM É O RADIADOR DE UM AUTOMÓVEL. SEU FORMATO E SUA MONTAGEM PERMITEM O ALCANCE DE TAXAS ELEVADAS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR ENTRE OS FLUIDOS QUENTE E FRIO. CONSIDERANDO ESSAS INFORMAÇÕES E O CONTEÚDO ESTUDADO SOBRE OS TROCADORES DE CALOR COMPACTOS, É CORRETO AFIRMAR QUE:

A
NOS TROCADORES DE CALOR COMPACTOS, A ÁREA DA SUPERFÍCIE DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR DEVE SER LISA PARA FACILITAR O ESCOAMENTO DO FLUIDO E PASSAGEM PELOS TUBOS.
B
NOS TROCADORES DE CALOR COMPACTOS, OS DOIS FLUIDOS POSSUEM DIREÇÕES PERPENDICULARES, OU SEJA, FUNCIONAM EM ESCOAMENTO CONTRACORRENTE, O QUE FAVORECE A TROCA DE CALOR.
C
APESAR DE SEREM COMPACTOS, OS TROCADORES DE CALOR COMPACTOS APRESENTAM ALTO VALOR DE COEFICIENTE GLOBAL DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR EM VIRTUDE DO SEU FORMATO EM DUPLO TUBO.
D
A UTILIZAÇÃO DE CHAPAS FINAS, ALETADAS OU ONDULADAS, COM ESTREITOS ESPAÇOS NAS PAREDES QUE SEPARAM OS FLUIDOS, É UMA DAS SOLUÇÕES PARA O PROJETO E EXECUÇÃO DE TROCADORES COMPACTOS.
E
OS TROCADORES COMPACTOS, COMO OS RADIADORES DE AUTOMÓVEIS, UTILIZAM A ESTRUTURA DE DUPLO TUBO PARA MINIMIZAR O TAMANHO DA SUA CONSTRUÇÃO, PORÉM, SÃO INSUFICIENTES.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!