Questão de Microbiologia

As infecções são uma complicação frequente e de elevada mortalidade nos pacientes internados em unidade de terapia intensiva (UTI). Podem-se dividir as infecções em exógenas, quando o patógeno infectante é adquirido diretamente no meio externo ou endógenas quando esse pertence à flora microbiana do hospedeiro (paciente). O paciente na UTI é colonizado precocemente por agentes potencialmente patogênicos adquiridos no meio externo, esses modificam a flora microbiana residente, de tal maneira que as infecções endógenas podem ser subdivididas em primárias (infecções produzidas pela flora microbiana residente) e secundárias, (infecções produzidas pela flora microbiana adquirida em UTI). Assim, estima-se que nos pacientes de uma UTI as infecções endógenas correspondam a 80% do total das infecções, variando a proporção entre endógenas primárias e secundárias, segundo as características de cada UTI (SANTOS et al., 2008). O controle da infecção hospitalar na UTI inclui uma diversidade de profissionais envolvidos na assistência ao usuário do serviço. Entre os profissionais, segundo Camalionte (2000), encontra-se o Fisioterapeuta, que em sua atuação, vêm se dedicando ao paciente crítico desde a década de 50. Inicialmente teve seu enfoque na assistência ventilatória com manuseio dos ventiladores não invasivos. Após este período, vem sendo incorporada ao atendimento dos pacientes, principalmente no aspecto respiratório, a chamada fisioterapia pneumofuncional e o apoio ao cuidado holístico do indivíduo. O profissional da área de saúde, tem como objetivo principal, evitar a transmissão cruzada (infecção cruzada) de micro-organismos, cuja transmissão poderá ocorrer em falhas no manuseio, na manutenção e limpeza de equipamentos, bem como na técnica incorreta da lavagem das mãos (BRITO, 2006). Os micro-organismos podem ser transmitidos de pessoa para pessoa, especialmente pelas mãos e outros excretas humanos; por isso, é fundamental a higiene das mãos. Há também outras maneiras de transmissão: por meio de água e alimentos contaminados; das gotículas que saem da boca quando falamos; ou pelo ar, quando respiramos pó e poeira. A higiene das mãos – que devem ser lavadas com água e sabão ou utilizando o gel alcoólico – é uma medida simples, mas muito efetiva para reduzir este risco. Pacientes internados em UTIs estão nutricional e imunologicamente muito comprometidos, quadro esse que pode se intensificar com a dificuldade de uma ingestão frequente e necessária de alimento e por isso, sujeitos a muitas infecções oportunistas e que levem a óbito. Na situação do resumo acima tem-se uma abordagem com relação aos tipos de infecções e patógenos. A partir disso, avalie as assertivas abaixo:

  • I) Infecções exógenas são as adquiridas fora do hospital e endógenas as que acontecem dentro do mesmo.
  • II) Infecção endógena primária diz respeito a aquisição do patógeno no momento da internação, enquanto que a secundária se adquire o patógeno vários dias após a mesma.
  • III) Na infecção exógena o patógeno vem do ambiente hospitalar, enquanto que na endógena, vem do próprio paciente.
  • IV) Infecção endógena do tipo primária o patógeno, obrigatoriamente, é da flora normal do paciente.
  • V) O maior percentual de pacientes internados que apresentam infecção exógena acontece pelo simples fato de não haver uma higienização oral adequada.

É correto apenas o que se afirmar em:

A
I e II apenas.
B
I e V apenas.
C
II e IV apenas.
D
III e V apenas.
E
III e IV apenas.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!